Já estamos no meio de julho de 2020, algumas vacinas estão sendo testadas, estamos em home-office mais do que nunca, muitas cidades passam por fases vermelhas e laranjas e ainda nos perguntamos como serão as aulas nesse segundo semestre?
O ensino está se adaptando...sim, ainda está. Será um ciclo muito longo ainda e a instituição que acha que já chegou no seu ponto ideal, ou que achou o pote de ouro, ainda deverá se ajustar.
Em meio a tudo isso temos os pais e os alunos querendo saber como devem se portar, como devem cobrar, como devem se adaptar e a dúvida mais comum que ouço ainda em minhas aulas é: “Estamos no modo EAD de ensino? ”
E a resposta por mais que pareça simples, traz muito mais reflexões: “Se você não se matriculou em um curso EAD, você não está dentro de um sistema EAD”.
Na verdade, o curso EAD é uma forma de ensino, é um produto, que possui metodologias diferenciadas, calendários próprios e critérios de avaliação já estipulados.
“...a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. ”
O que estamos vivendo agora é uma adaptação do sistema “tradicional” aplicado em algumas ferramentas de ensino a distância: tanto em aulas on-line (com o professor do outro lado da tela interagindo com os alunos no horário comum das aulas) como em fóruns e atividades para desenvolvimento em casa.
Os professores tiveram que se adaptar a um novo cronograma, novas ferramentas, e por muitas vezes “reaprenderam” como apresentar uma aula.
Não, pois as necessidades de adaptação das instituições ainda serão motivo de muitas avaliações e devemos sempre pensar que essa foi uma saída que foi encontrada para este período, um período nunca antes visto aqui.
A volta às aulas neste segundo semestre ainda é uma incógnita, muito se fala em rodízio, escalas, aulas on-line, escolha de programa, etc. Mas uma coisa podemos saber com certeza: que tudo está sendo feito para a segurança do aluno.
No VÍDEO a baixo temos a Presidente da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz dando sua opinião sobre o ensino e os ajustes feitos, vale a pena assistir.
Grande abraço.
Amo, respiro e vivo minha profissão. Sou Diretor de Criação e Mkt Digital da Agência de Publicidade DMG&A, Professor da área técnica de Marketing e Publicidade da Escola Professor Luiz Rosa e na Faculdade ESAMC.
Adoro vinho, me divirto com stand-up, amo minha casa e tenho a certeza que a EDUCAÇÃO munda o mundo.
Prazer, nos vemos por ai!
ivan.fontan@ideiade.com.br
Pessoas que acreditam que relações cotidianas apoiadas na afabilidade resultam num mundo mais sustentável, generoso e humano.
saiba mais
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
24/07/2020
22/10/2020
17/07/2020
03/08/2020
03/09/2020